11/06/2008

NAMORO


Namoro é a demonstração pura do amor e carinho para com o outro.
Namoro é tempo de crescer a dois.


Amar é dar-se ao outro integralmente, gratuitamente para completá-lo e construí-lo. E para isto é preciso que você se renuncie, se esqueça.


A felicidade verdadeira se constrói quando fazemos o outro feliz; quandoamamos. E a virtude que gera o verdadeiro amor é a renúncia a si mesmo.


"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não tem inveja.O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso.Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, nãoguarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubilacom a verdade. Tudo desculpa. Tudo crê, tudo espera,tudo suporta. O amor jamais acabará" (I Cor 13,4-7)


O amor não guarda rancor... Saiba que o feio não é brigar,mas não se reconciliar, não saber perdoar."Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento" (Ef 4,26b).
Namorar é dialogar. O diálogo é mais do que uma conversa;é um encontro de almas em busca do conhecimento e docrescimento mútuo. É pelo diálogo que o casal aprende a seconhecer, ajudam-se mutuamente a corrigir as suas falhas, vencemas dificuldades, cultivam o amor e se unem cada vez mais.
"Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece emnós e o seu amor em nós é perfeito" (I Jo 4,12).


O amor tem muitas faces: a compreensão, a aceitação dooutro, o perdão, a busca da verdade, a paciência, a sinceridade,a fidelidade, a bondade, e tudo o que faz o outro crescer.


A primeira exigência do amor é aceitar o outro como ele é,com todas as suas qualidades e defeitos. Só assim você poderáajudá-lo a crescer, amando-o como ele é, pois "amar não équerer alguém construído, mas construir alguém querido".
O amor para ser forte e vivo, deve ser renovadoa cada dia com expressões e gestos sinceros.Você deve conquistar o outro a cada dia!


Ser fiel ao outro não quer dizer apenas não ter outro parceiro;é muito mais do que isto, é ser verdadeiro em tudo. Não ser fingido,mascarado, mas autêntico, sincero. Totalmente transparente!


Lembre-se do que dizia Saint Exupéry: "o essencial é invisível aos olhos.Só se vê bem com o coração". São Paulo nos lembra que o que ématerial é terreno e passageiro, mas o que é espiritual é eterno. Tudo oque você vê e toca pode ser destruído pelo tempo, mas o que é invisívelaos olhos está apegado ao ser da pessoa e nada pode destruir. Esse é overdadeiro valor. A beleza do corpo dela(e) hoje, amanhã não existirá maisquando o tempo passar, os filhos crescerem... mas aquilo que está no "ser"dele ou dela, ficará sempre, e é isto que dará estabilidade ao casamentoe garantirá a felicidade duradoura de você, da família e dos filhos.
"O jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio!"

Paul Marcel, filósofo cristão francês


O namoro é o tempo de conhecer o coração do outro, e não oseu corpo; é o momento de explorar a sua alma, e não o seu físico.
A castidade é a melhor preparação para o casamento!Sem dúvida, o casal de namorados (ou noivos) que souber aguardara hora do casamento para viver a vida sexual, é um casal que exercitou o autocontrole das paixões e saberá ser fiel um ao outro na vida conjugal.


Um namoro puro só será possível com a graça de Deus,com a oração, com a vigilância e, sobretudo quando os doisquerem se preservar um para o outro. Será preciso então, evitar todasas ocasiões que possam facilitar um relacionamento mais íntimo.


A sua liberdade não depende só do seu corpo, mas do seu espírito,acima de tudo. Ser homem, é exatamente vencer os instintos quenos querem roubar o dom precioso da liberdade, que custou atéo sangue de Jesus. Para você ser livre é preciso 'conquistar' a sualiberdade, lutando contra você mesmo, para não ceder aos instintoscegos que o escravizam. Portanto, ser livre é ser desapegado edespojado: dos egoísmos, dos vícios e dos prazeres.


Cristo aceitou morrer na cruz para conquistar para você averdadeira liberdade. "É para que sejamos homens livres, queCristo nos libertou [do pecado]. Ficai, portanto, firmes e nãovos submetais outra vez ao jugo da escravidão" (Gal 5,1).

Nenhum comentário: